Como as mudanças no comportamento do consumidor durante a pandemia pode exigir um novo posicionamento de marca?

Consumidor

Devido o isolamento por coronavírus, o consumidor passou a experimentar hábitos mais digitais e muitos deles não vão mudar esse novo comportamento. Com isso, muitas empresas irão se deparar com cenários digitais cada vez mais competitivo.

O “novo normal” chegou. O que atingiu o e-commerce brasileiro durante os primeiros meses da quarentena reflete um comportamento que não é novo, mas que se tornou mais intenso com o isolamento. O consumo aumentou durante a pandemia, e fez os ecommerce crescerem, entre março e junho, cerca de 400% neste ano se comparado mesmo período de 2019.

Já o faturamento digital nos meses de janeiro a junho aumentou cerca de 56,8%, sendo a região sudeste responsável por 60% das receitas do setor, segundo os dados apresentados no começo de julho em uma reportagem do G1. Com base nesses dados, podemos concluir que muitas empresas tiveram que aderir as vendas pela internet, a fim de resistir a uma forte recessão econômica vigente.

O que o consumidor pode tirar disso?

Caso a empresa em que você trabalha não comece a aderir ao posicionamento no meio digital, ela poderá sofrer um impacto negativo considerável no mercado. A transição do consumidor tradicional para o digital é algo que está vigente a muito tempo, mas ganhou ainda mais força com a chegada da pandemia e a obrigatoriedade da quarentena.

Por isso, muitas dessas empresas buscaram se reinventar, com entregas diferenciadas, promoções e facilidades no pagamento, tornando ainda mais atrativa e elevando o consumo a um novo patamar.

Assim, caso o seu produto ou serviço não possa aderir as vendas online, você pode usar e abusar do marketing digital que uma estratégia viável e de baixo custo. Já comentamos aqui no blog sobre marketing em tempos de crise lá você encontrar algumas dicas que podem vir bem a calhar se forem usadas corretamente, e por fim dar uma luz para os seus negócios.

Aproveite para compartilhar este conteúdo.