Por que trabalhar com marketing em tempos de crise é tão importante?

Marketing

Sabemos que em momento de crise muitas empresas acabam otimizando alguns custos para garantir a saúde financeira. Porém, o marketing é um setor que merece atenção, já que é através dele que a propagação da marca poderá garantir um impacto negativo menor sobre as receitas. Essa estratégia possibilita também novas oportunidades no momento em que a maioria apenas focaliza no problema.

A intenção aqui não é dizer que existem soluções mágicas para problemas que podem surgir no futuro, mas não há dúvidas de que o marketing poderá ser seu grande aliado.

Como gestores podem usar o marketing de crise e otimizar custos?

  1. Faça uma análise do cenário mercadológico atual: Analisar o cenário mercadológico se refere a leitura de como a crise está impactando, não apenas a sua empresa, mas também seus concorrentes diretos e indiretos. Vale ressaltar que essa análise também deve se estender aos fornecedores e consumidores, pois a crise não é seletiva, ela apenas possui um poder de influência diferenciado.
  2. Agora olhe para os seus recursos financeiros: Depois de realizar uma análise panorâmica do cenário atual, partimos para o estudo financeiro da empresa. Nesse momento, é interessante avaliar situações otimistas e pessimistas e traçar estratégias de curto, médio e longo prazo. Quando o assunto é finanças não trabalhe apenas com o “plano A”.
  3. Marketing de baixo custo: Se joga na internet! O consumidor de hoje não é o mesmo de ontem, a maior prova disso foi a adaptação que muitas empresas fizeram durante essa pandemia. Escolas funcionando online, vendas em ecommerce dispararam e até mesmo consultórios médicos encontraram um novo jeito de ajudar seus pacientes. Não somos videntes, mas essa nova tendência veio e vai ficar por muito tempo. Com a internet, o marketing digital pode ser seu maior aliado e o melhor disso é que grande parte dessas ações são de custo baixo. Google Adwords, SEO, Inbound Marketing e mídias sociais, como Facebook e Instagram, são ótimas ferramentas e estratégias para impulsionar sua receita e reforçar a presença da sua marca na mídia.
  4. Clientes novos x Clientes atuais: De acordo com o consultor de marketing, Philip Kotler: “Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. O foco não pode ser somente na entrada de novos clientes, principalmente em momentos de crise. Enviar e-mails marketing personalizados, além de ser uma estratégia de baixo custo, às vezes até mesmo gratuita, caso a sua cartela de cliente seja pequena pode ser um auxílio para manter contato com o cliente atual.
  5. De olho nas oportunidades: Momentos de crise nem sempre vêm acompanhados apenas de más prospecções, sempre é possível encontrar oportunidades. Uma dica? Feche parcerias!  Vale mais um parceiro em meio à guerra do que ambos quebrados. Feche acordos, faça indicações, compre em grandes quantidades e divida a conta com parceiros que atuem no mesmo ramo. Até mesmo as permutas podem ser úteis nesse momento.

 

Um conselho do Grupo FW3: “Otimizações são recomendadas, mas nunca deixe de investir no marketing em tempos de crise.”

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