Sua marca e a política

Política

Existem 3 temas que o dito popular brinca que não devemos discutir: Religião, Futebol e Política.

Mas, se você olhar para sua rede social neste momento, o tema mais quente e comentado deve ser política, visto que estamos próximos de reeleger ou eleger um Presidente ou Presidenta.

Lembrando que o único papel do algoritmo é oferecer ao expectador aquilo o que eles querem mais, é importante aproveitar os assuntos do momento para conquistar mais alcance e penetração.

E agora? Postar ou não postar? Eis a pergunta de milhões.

A vida real do mundo digital

Esse é um post real que apareceu na nossa timeline em agosto de 2022. Se posicionar dessa forma, escolher por um lado político só é indicado se você e sua marca tem posicionamento claro sobre missão, visão e valores. E se este candidato está de acordo com seus ideais.

Nesse caso citado, o post tinha viés político porque esse profissional fala sobre Life Longing Learning e defende muito as ideias de Paulo Freire. E tudo isso foi explicado na legenda desse post. Ou seja, quem chegou nesse criativo entende por que ele prefere um candidato ao outro e entende bem rapidamente qual é sua entrega, seu serviço e ideais.

O dilema da política:

Mesmo havendo repertório digital na timeline, defender um candidato poderá fazê-lo perder alguns seguidores. E por outro lado, poderá render muitos comentários e te levar a novas conexões.

Existe ganhos e perdas ao se posicionar nas redes e é preciso ter muita coerência com os produtos e serviços, além de clareza dos resultados que quer alcançar com este tipo de criativo.

E neste caso, o objetivo deve ser alcance e comentários.

Quer saber mais? Acompanhe aqui algumas dicas para seu post de posicionamento:

  • Quem não tem objetivo não vai entender o resultado

Conteúdo sem objetivo definido é desperdício de tempo e energia. Se você não sabe o que deseja alcançar com o post, como vai ter certeza se ele foi bem ou mal?

  • Use temas em alta

Tem algum assunto bombando? Aproveite porque essa é a melhor maneira de atrair a atenção das pessoas. Quanto mais interações no seu post, maior vai ser seu alcance. Lembre-se que o único papel do algoritmo é servir o pessoal com o que elas querem mais. Então não custa você dar uma forcinha para ele, certo?

  • Apresente elementos identificáveis

Use imagens e estruturas já conhecidas, isso faz com que seu conteúdo seja familiar e facilita o entendimento da mensagem. Afinal, as pessoas adoram falar sobre aquilo que elas entendem. Os arquétipos explicam por que isso acontece.

  • Crie polêmicas

As pessoas querem debater o assunto e o seu post se torna ponto de encontro para essa conversa rolar.

  • Saiba neutralizar polêmica

Domine a técnica de neutralizar a polêmica e use a seu favor para gerar mais engajamento e participação das pessoas.

Se a sua marca tem posicionamento claro sobre temas como aborto, diversidade, abertura de mercados e etc., aproveite para se posicionar. Esse post trará ainda mais clareza sobre os valores e propósito do seu negócio.

Se te interessou esse tema, anote as dicas acima e conte conosco para criar a estratégica do seu canal 😊

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