SBT - Quanto vale um legado?

SBT

Nas últimas semanas muitos veículos de comunicação estão comentando sobre a autorização de Silvio Santos (Diretor Executivo do Grupo SBT), a busca de potenciais compradores para sua emissora, a venda bilionária cogitada pelo comunicador se refere a situação que a emissora se encontra hoje em meio a retomada pós paralização da pandemia, ela perdeu lugar para emissora Record em São Paulo e não estão conseguindo fazer uma atualização em sua programação e formato igual as suas concorrentes.

Após algumas negociações declinarem por conta da dúvida de retorno de investimento, o SBT também não teve um bom resultado em buscar investidores do exterior, o argumento principal é que eles não acreditam no formato atual da emissora. Em uma geração onde os streamings estão dominando, o SBT está um pouco atrasado, mesmo tendo o seu próprio streaming (SBT Vídeos), eles não conseguiram ganhar tantas assinaturas igual a gigante Globo Play que hoje tem mais de 100 milhões de assinantes na plataforma.

A comunicação do SBT

O SBT optou por permanecer com a mesmo formato de se comunicar pelas últimas décadas e eles se gabam disso por conta de seus valores, mas em um mundo de constante evolução isso pode ser um tiro no pé na maioria das vezes, a emissora não atualizou a sua linguagem, ela fala da mesma maneira dos últimos 20 anos e isso pode ter causado a situação atual do SBT.

Silvio Santos é um dos maiores comunicadores da história do nosso país, ele criou um legado que nunca será esquecido, mas como já vimos diversas vezes no mercado empresas gigantes como Nokia, Kodak e blockbuster, que não se atualizaram e aqueles que não se atualizam e/ou não acompanham o mercado, estarão fadados a serem engolidos por ele.

A busca por compradores continua, mas a principal pergunta feita pelos canais é se a emissora sobrevive sem a presença de seu fundador, e principalmente, se caso não acontecer a venda quem será a pessoa que vai ficar na frente do império, já que hoje com 91 anos o apresentador tende a se afastar da diretoria da empresa.

Vamos acompanhar os próximos passos a decisão do legado de Silvio Santos e o futuro da emissora que por anos esteve em segundo lugar em todo país.

Aproveite para compartilhar este conteúdo.