O valor do designer em uma campanha de marketing

Provavelmente você já viu esse modelo e tênis em algum campanha, no pé de alguém ou até mesmo em alguma loja, mas será que você sabe que ele é um ícone que retrata o valor do designer?

A história por trás do designer do tênis Air Jordan

Nos anos 80, a Nike era uma empresa relativamente nova no mercado de calçados esportivos e buscava um grande nome para impulsionar suas vendas, especificamente, um grande nome do basquete.

valor do designer

Foi nesse contexto que Michael Jordan entrou para o valor do designer.

Em 1984, Michael Jordan foi selecionado como a terceira escolha geral no Draft da NBA pelo Chicago Bulls.
Seu talento e estilo de jogo inovador rapidamente chamaram a atenção do público, e o cara virou uma estrela em ascensão.
Foi aí que a Nike viu uma oportunidade única, mas se engana quem pensa que foi simples essa negociação.
Como uma estrela em ascensão, a Nike era apenas mais uma opção para o Michael, nesse caso, a opção de menor impacto.
Diante de outras marcas, como Converse e Adidas, a Nike era a única com pouco capital para investir nessa parceria, mas eles tinham algo que as concorrentes não tinham.
Eles entendiam o valor de uma boa marca, e claro, tinham no seu time, o designer Peter Moore.

Peter estava disposto a fazer absolutamente qualquer coisa para conseguir o contrato com Michael, então ele fez o que nenhuma das concorrentes estavam dispostas a fazer.

Um tênis feito sob medida e uma marca exclusiva com o nome do jogador trouxe mais valor ao designer.

O Air Jordan 1, foi lançado em 1985, e as cores: preto, vermelho e branco foram escolhidas por algumas razões significativas:

Representação da equipe
As cores preto, vermelho e branco são as cores do Chicago Bulls, time de basquete profissional da NBA pelo qual Michael Jordan jogou durante a maior parte de sua carreira. Essas cores foram usadas para associar o tênis à equipe e criar uma conexão visual com os fãs.

Contraste visual
A combinação de preto, vermelho e branco cria um forte contraste visual, tornando o tênis Air Jordan instantaneamente reconhecível e distintivo. Essa escolha ajudou a destacar o design revolucionário do tênis e a torná-lo icônico.

Estética e estilo
As cores preto, vermelho e branco são consideradas clássicas e atemporais. Elas conferem um visual elegante e moderno ao tênis, agradando tanto os jogadores de basquete quanto os entusiastas da moda.

Mas apesar de tudo isso, havia uma coisa que Peter não imaginava ao escolher essas cores.
Elas eram proibidas pela NBA.

Na época do lançamento do primeiro tênis Air Jordan, a NBA tinha regulamentos rígidos sobre a cor dos calçados dos jogadores, os tênis de basquete tinham que ser predominantemente brancos.

Mesmo assim, Michael Jordan usou os tênis de qualquer maneira, mesmo que isso resultasse em multas de 5 mil dólares, a cada jogo em que ele os usava.

Mas, porque a Nike, escolheu pagar a multa ao invés de alterar as cores do tênis?

Ela conhecia O Valor do Design.
A Nike, aproveitou essa oportunidade para promover o Air Jordan como algo revolucionário e único.
Diferenciação, reconhecimento, desejo, causa, marca e originalidade.
Esse é o papel de um bom design e de uma boa identidade visual.
Os tênis Air Jordan rapidamente se tornaram populares, tanto entre os jogadores de basquete quanto entre os fãs do esporte.
A cada ano, a Nike lançava um novo modelo da linha Air Jordan, e cada lançamento era aguardado com grande expectativa.
A linha Air Jordan tem uma base de fãs leais e apaixonados, que estão dispostos a pagar preços mais altos por edições limitadas, colaborações especiais e modelos exclusivos.

Não à toa mesmo após 38 anos do lançamento do primeiro tênis da linha, ela continua sendo um dos maiores impulsionadores do sucesso financeiro da Nike.
Faturando mais de 5,2 bilhões de dólares no ano de 2022.
Com todo esse sucesso, Peter Moore, realmente entendeu o valor do seu trabalho e se tornou um dos nomes mais importes para a Nike.

Um bom design pode impactar positivamente e financeiramente na história de alguém ou de uma marca.