Você já ouviu falar sobre marketing industrial e sabe como ele funciona? Você sabia que algumas empresas investem em estratégias de marketing digital que não estão direcionadas ao consumidor final?
Parece confuso, não é mesmo? Mas, não se preocupe, confira esse conteúdo até o final e fique por dentro da novidade.
Diferentemente do marketing tradicional que busca atrair o grande público e convencê-lo a tomar uma decisão de compra ou contratação de serviços, o marketing industrial tem como foco o meio empresarial.
Para que você entenda melhor a lógica, vamos a um exemplo prático:
Qual é o público consumidor de uma empresa que fabrica máquinas para o envase de bebidas em larga escala?
Certamente, essa empresa não será capaz de vender seus produtos para pessoas físicas, não é mesmo? Sendo assim, os seus potenciais clientes acabam sendo outras empresas.
Muitas empresas criam e comercializam produtos que têm pouca ou nenhuma aplicação para o cliente final, portanto, seus únicos compradores são outras empresas.
Pensando desse modo, começamos a perceber que algumas estratégias de marketing precisam ser direcionadas exclusivamente para o público B2B.
Na prática, as estratégias buscam alcançar outras empresas, um público mais restrito, participante de um mercado conhecido como B2B (Business to Business).
O primeiro passo para desenvolver um plano de marketing industrial é o mesmo utilizado para o desenvolvimento de qualquer outro plano de marketing e se resume em identificar o cliente.
É preciso entender quais tipos de negócios se beneficiariam com o produto e como alcançar esse tipo de negócio com estratégias de marketing assertivas e direcionadas.
Principais que podemos destacar:
Site Institucional: O objetivo do site no marketing industrial consiste em envolver os compradores do tipo pessoa jurídica, fornecendo conteúdo e informações relevantes sobre os produtos.
O site institucional é um componente crítico do marketing industrial porque ajuda outras empresas a encontrar sua empresa e incentiva os clientes em potencial a entrar em contato e fazer uma compra.
Estratégias de SEO: O SEO é uma das partes mais importantes em uma estratégia de marketing industrial. Seu objetivo é fazer o site da empresa relevante para determinadas buscas no Google e em outros buscadores.
E-mail marketing: O e-mail marketing permite que seu público fique informado sobre sua empresa, produtos, ofertas e recursos, incentivando a realização de ações de compra.
Aproveite para compartilhar este conteúdo.