Anitta, a maior marketeira do Brasil

Anitta

Se você busca referência no mercado de uma boa estratégia de marketing, temos um nome para te indicar: Larissa Macedo, mais conhecida como Anitta.

Anitta conquistou, antes de completar 30 anos, o posto mais desejado de qualquer cantor, o primeiro lugar do top 10 mundial da plataforma Spotify.

Gestora da própria carreira e responsável por todo mérito nacional e internacional, a artista se dedicou e trabalhou muito para alcançar o sucesso.

A cantora estudou seu público-alvo, ouvintes norte-americanos, e desenvolveu conteúdos voltados para eles. ‘Boys don’t cry’ é um bom exemplo disso, a música é cheia de referências ao Pop Rock dos anos 2000, sucesso nos Estados Unidos e nunca explorado antes pela cantora e ganhou muita repercussão aqui no Brasil e nos EUA também.

Mas foi com ‘Envolver’, lançada em novembro, que a artista fez história, sendo a cantora mais ouvida no App de stream de música mais popular, o Spotify, algo inédito para o Brasil e América Latina. Além do talento da cantora, seu marketing bem estruturado possibilitou esse sucesso.

“Existe, sim, uma inteligência por trás. Cada lançamento tem sua estratégia. Com ‘Envolver’ não foi diferente. Foi feito muito investimento de tempo em criação, divulgação, planos de marketing… Fico muito feliz que o resultado esteja sendo colhido” – Anitta ao Jornal O Globo.

As estratégias da Anitta

A principal estratégia usada foi gerar Buzz (ganhar notoriedade) nas redes sociais, começando pela Rede em ascensão e usadas pelos mais jovens, o TikTok, também conhecido por ser a Rede Social das dancinhas. A Anitta e sua equipe se aproveitou dessa característica e desenvolveu uma coreografia inusitada e que chama atenção pela dificuldade, que consiste em fazer uma prancha e descer lentamente rebolando. Logo os usuários replicaram a dança, como seu fosse um desafio. Essa estratégia fez com que a música fosse viral na plataforma e logo alcançou o Top 10 de sons para TikTok nos EUA.

Influencers

O TikTok pode parecer apenas mais uma rede social de compartilhamento de vídeos, mas para muitas pessoas pode ser uma grande fonte de renda e sucesso. (Pelo menos por enquanto).

Mas o que é o TikTok? Bom, para você que esteve longe do planeta terra nos últimos meses, o TikTok é uma mídia social de compartilhamento de vídeos curtos, de até 60 segundos. Lançado em setembro de 2016 sob o nome de musical.ly, foi adquirido pela empresa chinesa ByteDance em 2017.

A popularidade do aplicativo só aumentou desde então, até que no começo desse ano o TikTok ganhou grande força durante a pandemia – o que ajudou muitas pessoas, até então desconhecidas, a se tornarem influenciadores digitais em uma velocidade incrível. Isso também fez muitos desses influencers ganharam forte destaque dentro da plataforma, que segundo a revista Forbes, acabou gerando fortunas milionárias.

Marketing de oportunidade

Com a notícia de que a cantora estava alcançando o primeiro lugar de música mais ouvida no Spotify, a internet se mobilizou, principalmente no Twitter, pedindo que escultassem a música na plataforma e algumas empresas também começaram a engajar.

Além da Samsung e Nubank que são parceiros da artista, a Domino’s e a Motorola também entram nessa e escrevem Twittes que viralizaram

Você já sabia que essas foram estratégias bem planejadas e definas ou achou que foi tudo por acaso? Todo sucesso tem um planejamento por trás, você também deve aplicar isso na sua empresa. Conte com a FW3 para traçar as melhores estratégias e executá-las.

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